Lesões na Capoeira

Por Vinicius Heine

A Capoeira é um jogo extremamente complexo e rico em gestos corporais expressos em seus movimentos de ataque, defesa e acrobacias. Movimentos que mobilizam músculos, tendões e ligamentos de diferentes partes do corpo e envolvem flexão, extensão e rotação das principais articulações.

Eu3

Ginga, Benção, Armada, Queixada, Meia lua, Cocorinha, Aú… são alguns dos movimentos comumente executados num jogo de Capoeira e cada um deles envolve uma técnica de execução específica que quando mal executada por levar ao acometimento de lesões.

Infelizmente temos visto nos últimos anos um número crescente de lesões em praticantes de Capoeira como consequência de uma técnica mal executada, de um treinamento mal dimensionado e da falta de processos pedagógicos adequados.

As principais lesões da Capoeira são:

1 – Lesões Articulares

Joelhos, quadril, ombros, punhos e coluna são as principais articulações afetadas por lesões na Capoeira em função dos movimentos específicos que geram maior sobrecarga nas mesmas.

As principais lesões de joelhos do capoeirista são as lesões de Ligamento Cruzado Anterior (LCA), lesões no Menisco e na Cartilagem da Patela.

No quadril, as principais lesões estão relacionadas ao acetábulo (Síndrome do Impacto Femoro-acetabular) e Artrose.

Nos ombros as principais lesões são a Síndrome do Maguito Rotador, Tendinites, Fraturas, Síndrome do Impacto e Artrose.

Nos punhos as lesões mais comuns são as tendinites, lesões e fraturas nos tendões, ossos e ligamentos do punho em função de movimentos repetitivos e de traumas após quedas e movimentos desequilibrantes, por exemplo.

Na coluna as principais lesões são as protusões discais e as hernias de disco, especialmente na coluna lombar (L4 L5).

2 – Lesões Musculares

As principais lesões musculares na Capoeira são os estiramentos, as contraturas e contusões, especialmente nos músculos da coxa (quadríceps, adutores e posteriores) e das costas (grande dorsal).

Ruptura-do-tendão-de-Aquiles-400x505

3 – Lesões Ligamentares

As principais lesões nos ligamentos são as infamações e rupturas (parcial e total) com destaque para o Tendão de Aquiles por ser extremamente requisitado e sobrecarregado na Ginga e nos movimentos de ataque e defesa, especialmente os que envolvem saltos, e que mobilizam os membros inferiores.

4 – Lesões ósseas

As principais lesões ósseas são as fraturas e as microfraturas de ossos dos pés, das mãos causada por traumas externos, movimentos que envolvem fase aérea (saltos) e uma técnica mal dimensionada.

 

O acometimento de uma lesão pode afastar o praticante dos treinos e rodas, exigindo diferentes procedimentos (repouso, gelo, fisioterapia, cirurgia) em função do gravidade da mesma e das estruturas lesionadas.

É fundamental que o processo de recuperação e reabilitação sejam feitos da maneira correta para que não ocorra reincidência da mesma, tornando a situação crônica e de difícil resolução, comprometendo outras estruturas inicialmente não afetadas, mas que acabam sendo sobrecarregadas pelo mecanismo de compensação postural.

27D63 (1)

A fim de evitar o aparecimento de lesões é importante que o Capoeirista conheça os limites do seu corpo (consciência corporal) e que sejam respeitados alguns princípios do treinamento, especialmente os princípios da Individualidade biológica, da Adaptação e da Sobrecarga.

Cabe aos Mestres,  Educadores e Técnicos terem amplo conhecimento sobre a Anatomia, a Fisiologia e a Biomecânica do corpo humano especificamente relacionado aos movimentos da Capoeira, utilizando este conhecimento como base para o planejamento, a execução e a avaliação das suas atividades, aulas e treinos.

Além disso, é essencial que os profissionais da Capoeira saibam dimensionar adequadamente os treinos, respeitando o descanso necessário para que haja a adequada recuperação bioenergética dos seus alunos ou atletas, potencializando assim o aprendizado e a performance. Além disso, é fundamental que conheçam os principais riscos envolvidos nos diferentes movimentos da Capoeira, buscando sequências pedagógicas adequadas para que o aprendizado se dê de forma segura e eficiente.

Por fim, é preciso que haja uma comunicação assertiva entre Mestre e Discípulo, professore e aluno, técnico e atleta para que os ajustes necessários sejam feitos e os treinos e aulas sejam adequados à cada indivíduo, respeitando suas características pessoais, evitando o surgimento de lesões e potencializando o aprendizado e a performance!

 

Cartaz Novo (2)

  • Na FORMAÇÃO PEDAGÓGICA – GINGA DE CORPO, especialmente no Módulo 2 – TREINAMENTO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA serão abordados diversos temas que darão aos praticantes e profissionais da Capoeira conhecimentos e ferramentas para uma atuação mais completa e segura:
    – Análise Anatômico-funcional dos Movimentos da Capoeira
    – Principais Lesões na Capoeira e Estratégias de Prevenção
    – Desvios Posturais na Capoeira
    – Treinamento Inteligente de Capoeira
    – Método Pilates como base para a Preparação corporal na Capoeira
    – Treinamento Mental aplicado à Capoeira
    – Princípios do Treinamento Científico Aplicados à Capoeira
    – Capoeira, promoção de saúde e prevenção de doenças
    – Aspectos Psicológicos do Treinamento e do Aprendizado da Capoeira
    – Jogo de Dentro, Jogo de Fora: o Yin e o Yang no Jogo da Capoeira

4 pensamentos sobre “Lesões na Capoeira

    • Gratidão pelo comentário Mestre Squisito! Vindo do sr. é bastante significativo! Temos trabalhado para conscientizar a comunidade da Capoeira sobre os cuidados com o corpo, tanto nas rodas quanto nos treinos, para que as lesões sejam evitadas e o Capoeirista tenha mais qualidade de vida! Um abraço! Contramestre Vinicius Heine – Projete Liberdade Capoeira (Mestre Gladson)

      Gostar

  1. Um ótimo conteudo parabéns.
    Penso que o praticante desta nossa arte deva ter uma maior preparação, com um trabalho de fortalecimento muscular, condicionamento proprioceptivo e por ai vai.
    Ao profissional da Capoeira resta a capacitação para melhor ensinar.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s